Passaporte

Processo para tirar o passaporte

Quando pensamos em estudar fora ou até mesmo viajar para outros países a lazer, devemos lembrar que, antes de pensar em fazer as malas, precisamos de um passaporte.

Os brasileiros ainda podem viajar para países do Mercosul sem esse documento, mas, para viagens mais longas, ele é obrigatório.

Aqui no Brasil, ele é feito na Polícia Federal e muitas etapas podem ser realizadas em qualquer computador com internet, por isso, preparamos um artigo com todas as informações sobre o processo para tirar o passaporte. Vejamos, logo abaixo.

Confira seus documentos

Antes de pensar em tirar o passaporte, vamos entender quais os documentos que devem ser conferidos por quem está querendo viajar e precisa dele. Acompanhe o que precisamos:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar em dia com o sistema eleitoral (ou seja, ter o título de eleitor se for maior de 18 anos e menor de 65 anos e ter participado da votação na última eleição);
  • Estar em dia com o serviço militar obrigatório, mesmo que seja reservista (somente para homens essa obrigatoriedade);
  • Não estar impedido de deixar o país judicialmente.

Além disso, como sempre, precisaremos ter em mãos os documentos principais como RG ou CNH, CPF, Certidão de casamento (caso haja mudança de nome); Certificado de naturalização (caso seja imigrante naturalizado) e passaporte anterior (caso não seja a primeira requisição).

Preencha o formulário

Com os documentos todos em ordem, podemos seguir para o próximo passo que é o preenchimento do formulário da Polícia Federal que é um processo bem simples, por sinal, já que basta informar todos os dados encontrados nos documentos como o nome completo, a nacionalidade, a cidade que nascemos, as mudanças de nome, entre outros.

Nesse momento, devemos somente ter o cuidado para não digitar nenhuma informação incorreta, afinal, ao final dessa fase será gerado um protocolo referente aos dados fornecidos e, aliás, devemos guardar esse número gerado, pois ele será usado nas próximas etapas do processo.

Pague a GRU

Quando geramos o protocolo, podemos gerar também um boleto que é uma tarifa referente à emissão do passaporte e que deve ser paga, afinal, não é possível seguir adiante até que seja confirmado o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União).

Portanto, devemos pagar o quanto antes essa taxa para depois agendar um atendimento presencial com a Polícia Federal, instituição responsável pela emissão do documento brasileiro.

O custo da GRU, hoje em dia, é de cerca de R$ 257,25 e devemos lembrar que o pagamento de qualquer boleto no Brasil só é debitado ao final de cada dia útil, ou seja, se pagamos na segunda-feira, o recebimento será na terça-feira, no mesmo horário do pagamento.

Agende seu atendimento

Depois de pagar a GRU, devemos agendar o atendimento presencial no site da Polícia Federal e, lá, precisamos informar o CPF, a data que nascemos e, obviamente, aquele número de protocolo gerado no início do processo para tirar o passaporte.

Depois de informar todos esses dados, o sistema irá liberar que a gente escolha uma instituição da PF mais próxima para agendar o atendimento, afinal, não é toda cidade que conta com uma agência da Polícia Federal.

Depois de escolher a mais próxima que, na maioria das vezes, está situada em metrópoles, saberemos os horários disponíveis para atendimento e, nesse momento, devemos escolher sabiamente uma data e hora que conseguiremos comparecer, para não ter que faltar quando chegar o dia certo.

Compareça ao posto na data agendada

Essa é uma das etapas que não precisamos nem citar, pois, obviamente, as pessoas que agendam sabem da seriedade dessa instituição e, por isso, entendem que devem comparecer na data agendada sem falta para evitar problemas.

Ao comparecer no local, devemos estar com os documentos que foram usados para preencher o formulário e, se possível, devemos levar aqueles que não foram nem citados como o certificado de quitação eleitoral, por exemplo.

E, se o atendimento com os agentes da PF correr bem, será realizada a biometria e o cancelamento do passaporte anterior (caso este seja o segundo).

E, depois disso, resta apenas aguardar que a Polícia Federal irá entrar em contato para solicitar a retirada do documento na agência novamente.

Retire seu passaporte

Depois que somos informados sobre a data para comparecer novamente à PF para retirada do passaporte, devemos ir com um documento de identidade com foto para retirá-lo da agência.

A validade do passaporte é de dez anos, então, esse procedimento demora para acontecer novamente, já que não existe maneira de renovar o mesmo passaporte e, por isso, tudo deve ser feito novamente depois que o documento está vencido.

Quando recebemos o passaporte, precisamos conferir os dados nas duas primeiras páginas, afinal, um simples erro de digitação pode causar muitos transtornos em aeroportos pelo mundo.

Lembrando, ainda, que é um documento pessoal e intransferível de porte obrigatório para viagens internacionais fora do Mercosul, por isso, nunca devemos esquecer de carregá-lo sempre que viajamos.