Porque as hamburguerias fazem tanto sucesso no Brasil?

Você já parou para se perguntar porque as hamburguerias fazem tanto sucesso no Brasil? Seja aquelas com atendimento físico, seja as hamburguerias em Rappi ou outro aplicativo, estamos sempre conhecendo novos estabelecimentos e preparando algum evento especial com a família como pretexto para comer um lanche gostoso. Mas o que é que há nesse tipo de comida que nos atrai tanto?

O hábito de comer hambúrguer é algo tipicamente americano, claro. Apesar do lanche fazer sucesso no mundo inteiro, ele nasceu nos EUA, como uma refeição rápida e simples que os caminhoneiros poderiam comer enquanto dirigiam, usando uma mão só. De lá para cá, gigantescas cadeias de lanchonetes dominaram o mundo com o fast food. Depois, atualmente, a busca por uma refeição mais gourmet, com mais cuidado com a textura e a combinação de sabores levou a um aumento no número de hamburguerias. A paixão pelo lanche é tão grande que até opções vegetarianas estão sendo produzidas para tentar emular ao máximo o gosto e a textura da comida, mas sem contar com exploração animal.

E aí, porque as hamburguerias fazem tanto sucesso no Brasil? Vamos tentar descobrir a seguir!

Porque as hamburguerias fazem tanto sucesso no Brasil?

Influência americana

Um dos principais fatores que ajudaram a popularizar o hambúrguer no Brasil é a influência americana em nossa cultura e sociedade. Afinal, todos nós assistimos filmes americanos e vemos séries americanas nos cinemas e TVs, o que faz com que seja natural a adoção de alguns dos hábitos de lá.

Isso pode ser visto até mesmo na adoção de alguns feriados que são mais populares nos EUA do que aqui no Brasil. Muitos condomínios de alto e médio padrão fazem festas de Dia das Bruxas, com as crianças passando de apartamento em apartamento para coletar doces (algo tipicamente americano). Em algumas cidades do país, o St. Patrick ‘s Day, um feriado irlandês muito popular nos EUA, é celebrado também. Até a tradição da Black Friday na sexta pós-Dia de Ação de Graças já chegou por aqui.

Portanto, não é uma surpresa que alguns hábitos culinários também se popularizassem, como o hambúrguer, especialmente porque redes americanas como o McDonald’s e o Burger King estão em praticamente todas as grandes e médias cidades nacionais.

Street food rápido

Outro fator que ajudou a popularizar o hambúrguer no Brasil foi o fato dele ser um street food rápido. Na prática, é uma opção viável para o trabalhador que precisa almoçar e voltar para o trabalho em pouco tempo.

Além disso, o hambúrguer é mais barato do que outras opções. Hoje em dia, não é difícil encontrar opções de hambúrguer, batata-frita e refrigerante por menos de R$20,00, enquanto se paga muito mais do que isso em um prato feito ou um restaurante por quilo. Portanto, para quem tem o vale-alimentação mais apertado, essa é uma ótima opção.

Flexibilidade

No geral, esses fatores cimentam o hambúrguer na preferência nacional e fazem com que as pessoas desenvolvam uma boa relação com a comida. Por sua vez, isso gera um cuidado extra e um desenvolvimento mais gourmet do prato, pelas hamburguerias.

Isso se traduz também na flexibilidade do prato. Existem centenas de combinações de hambúrguer, algumas vegetarianas. Por isso, qualquer pessoa pode se apaixonar por uma receita ou blend diferente, o que aumenta o alcance do prato.

Pronto! Já deu para ter um gostinho de porque as hamburguerias fazem tanto sucesso no Brasil, não é mesmo? No fundo, é um misto de influência estrangeira, facilidade para o dia a dia e flexibilidade do tipo de alimentação em comparação com outras comidas. Aliás, esse último fator também ajudou a popularizar a pizza por aqui. Com o tempo, o hambúrguer ganhou um lugar cativo no coração dos brasileiros.

E aí, você gosta de hambúrguer? Se sim, compartilhe com a gente como é o seu lanche perfeito!