Por que quem trabalha em altura deve fazer o curso de NR35.

Por que quem trabalha em altura deve fazer o curso de NR35.

Por que quem trabalha em altura deve fazer o curso de NR35.

Por que quem trabalha em altura deve fazer o curso de NR35.

O desemprego está aí, apresentando números alarmantes, com isso, é mais do que comum que, no desespero, em busca de uma vaga no mercado de trabalho, profissionais totalmente inadequados queiram ocupar um posto sem ter o menor preparo para isso.

Nessas horas, mais do que nunca as NRs podem ser de grande valia, impedindo acidentes e funcionários não capacitados ocupando determinados cargos.

Nesse sentido, quem pretende trabalhar em determinados setores de risco, como com altura, por exemplo, deve, antes, passar por um treinamento, no caso, o curso de NR35

Vale saber, no entanto, que para ser considerado trabalho em altura, o mesmo precisa ser executado acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, havendo o risco de queda.

A NR35 estabelece requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente, com a atividade.

Por isso, é preciso que todo profissional, antes de exercer o trabalho em altura, passe por um treinamento, com aulas teóricas, e práticas, ou seja, um curso de NR 35.

Profissionais que devem fazer o curso de NR 35

Por que quem trabalha em altura deve fazer o curso de NR35.

Deve realizar o curso de NR35 todo e qualquer profissional que exerça atividade acima de 2 metros de altura.

Só poderá ser considerado capacitado para trabalhar em altura, o trabalhador que foi submetido e aprovado em treinamentos teóricos e práticos, oferecidos obrigatoriamente pela empresa, com carga horária mínima de oito horas.

Conteúdo programático do curso de NR 35

O conteúdo programático do curso de NR 35 deve conter os seguintes temas:

  • Análise de Riscos;
  • Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura;
  • Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  • Acidentes em trabalho em altura;
  • Equipamento individual e Coletiva;
  • Situações de emergência, noções de resgate e de primeiros socorros.

Capacitação do trabalhador

Vale saber que, na maioria das vezes, os acidentes que acontecem no trabalho em altura, estão relacionados com pessoas que não fizeram o curso de NR 35, o que só ressalta a importância do mesmo.

Dessa forma, é fundamental que, tanto o empregador, como o empregado, não descuidem dessa necessidade que pode salvar vidas, evitar acidentes e sérios problemas para a empresa.

Portanto, é obrigação da empresa garantir, e se certificar, que seus funcionários realizaram o curso de NR 35.

Os cursos de NR35 online têm validade

Por que quem trabalha em altura deve fazer o curso de NR35.

Então, é possível encontrar atualmente muitas opções de cursos NR35 online, porém, vale lembrar que os mesmos não estão dentro da categoria de cursos técnicos, mas de cursos livres. 

No entanto, cursos como o da plataforma Cursos de NR têm validade em todo o Brasil, além de oferecerem certificado ao final do curso.

Lembrando que é obrigação de todas as empresas oferecerem cursos com as NRs relacionadas, embora o profissional, por conta própria, possa chegar à empresa já mostrando capacitação para sua atividade, com certeza, criando um diferencial.

Mas, de qualquer forma, o curso livre não substituirá o curso obrigatório da empresa, já que o mesmo não possibilita aulas práticas. 

Porém, como já foi dito, o funcionário que já chega com um certificado em mãos, mostrando que  domina o assunto, com certeza, já garante muitos pontos frente aos demais. 

LEIA TAMBÉM: Saiba mais sobre as profissões de farmacêutico e médico intensivista.