Por que aprender francês? As razões e os benefícios do aprendizado de idiomas

Algumas pessoas escolhem o francês porque é falado em muitos países. Outros gostam de explorar as ricas tradições literárias, históricas e culturais do mundo francófono. 

Alguns simplesmente se apaixonam pela língua. Se você já escolheu o francês, sabe seus motivos. Mas aqui estão algumas razões práticas para estudar em uma escola de francês que você talvez não conheça!

Por que aprender francês: a língua do futuro

O francês é a segunda língua mais útil do mundo para negócios. A França é um dos dez principais países com maior probabilidade de levar a menos desemprego e maiores ganhos.

Estudar em uma região de língua francesa torna você mais criativo.

A Forbes relata que o francês é o idioma do futuro, de acordo com um estudo do banco de investimento Natixis que projeta o francês como o “idioma mais falado no mundo” até 2050. 

Negócios

A ABC News diz que, de acordo com a Bloomberg Rankings, o francês é a segunda língua mais útil do mundo para os negócios. 

O Inside Higher Ed relata que os alunos de francês obtiveram ganhos muito maiores durante a faculdade do que os alunos de outros cursos, em suas habilidades de escrita, pensamento analítico e crítico, conforme medido pelo CLA (Collegiate Learning Assessment). 

A Newsweek ressalta o francês como um dos dez principais cursos mais úteis, segundo a ciência. 

“Útil, para nossos propósitos, é definida pelas principais empresas com maior probabilidade de levar a menos desemprego e maiores ganhos, e que estão em setores projetados para crescer na próxima década”, de acordo com pesquisa da Universidade de Georgetown e dados do Bureau of Labor Statistics

Agora, mais do que nunca, os falantes de francês estão em alta demanda em todos os setores de atribuição do Corpo da Paz (meio ambiente, agricultura, saúde, negócios, educação e desenvolvimento da comunidade/ juventude), onde o francês é considerado uma “habilidade escassa”. 

Steve Henn, da NPR, destaca a “arma secreta de Utah” para a criação de empregos: “Utah tem a maior porcentagem de falantes de línguas estrangeiras do país. É a arma econômica secreta do estado. 

Todos os anos, milhares de missionários mórmons voltam a Utah depois de gastar dois anos no exterior, aprendendo uma língua estrangeira, costumes estrangeiros e complexidades de uma cultura estrangeira”.

Robert Lane Greene, correspondente de negócios da The Economist, explica por que ele acha que o francês (não o mandarim) é a língua mais útil para aprender para os negócios. 

De acordo com o US Census Bureau, o francês é a terceira língua mais falada nos EUA, exceto o inglês. 

Habilidades aprimoradas

Os candidatos a professor assistente em departamentos franceses de faculdades e universidades testam regularmente as habilidades de língua francesa dos candidatos. 

Se eles não são bons o suficiente para falar o idioma, eles não são considerados para a posição. 

O bilinguismo torna você mais inteligente, diz nova pesquisa relatada no New York Times. 

Aprenda francês e proteja seu cérebro! O bilinguismo protege o cérebro do declínio relacionado à idade, relata a BBC, referenciando um estudo publicado nos Anais de Neurologia.

Por que os profissionais de línguas estrangeiras obtêm tais ganhos em habilidades de pensamento crítico, em comparação com outros cursos de graduação? 

Ao tentar explicar isso, estudiosos do Kalamazoo College sugerem que “o aprendizado de segunda língua pode aprimorar a competência na língua nativa, bem como o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas”. 

Isso devido a quatro atributos – consciência metalingüística, leitura crítica, crítica. pensamento e solução de problemas e alfabetização intercultural – que recebem atenção explícita e regular em cursos de idiomas e que podem contribuir para um melhor desempenho em tarefas como o CLA (Collegiate Learning Assessment) “.

Que tal aprender francês e mudar o rumo de sua vida profissional?