Estratégias de email marketing no setor educacional

Já sabemos que cada setor esconde suas próprias técnicas e estratégias de marketing digital, e a educação é sem dúvida uma delas. O e-mail marketing  no sector da educação pode ser usado de várias maneiras, seja para se comunicar com os futuros alunos sobre um determinado curso ou para o processo de admissão em qualquer formação acadêmica, por exemplo. 

Por esse motivo, o uso adequado e correto do marketing por email na educação é fundamental para qualquer instituição interagir com o maior número de clientes em potencial, uma vez que universidades ou escolas poderão oferecer aos alunos que solicitam informações uma experiência atraente por email. eletrônico, pelo qual podem atrair maior atenção e comprometimento da pessoa que faz a solicitação. 

E embora o marketing por e-mail na educação tenha sido usado desde a origem como um meio de trocar anotações com familiares ou amigos, a verdade é que hoje se tornou uma ferramenta útil para receber notificações sobre coisas pelas quais as pessoas estão interessadas. Por esse motivo, neste artigo, veremos como o marketing por email pode apoiar as operações de uma instituição educacional e algumas dicas para campanhas de marketing por email no setor educacional para obter taxas de abertura mais altas, um número maior de respostas e usuários para converter em conversões. 

Email Marketing no setor educacional

Como tornar o marketing por e-mail atraente no setor educacional?

Muitas vezes você pode ter pensado que não é possível realizar marketing de email com eficiência. No entanto, não fique confuso! porque é Se o que você deseja alcançar é que sua mensagem obtenha uma taxa de abertura mais alta e respostas maiores, basta seguir os seguintes passos: 

Faça uma lista de assinantes

Antes de realizar qualquer campanha de email marketing, é essencial e vital coletar endereços de email de futuros alunos . Agora, como podemos obter essas informações? Existem duas maneiras estratégicas de conseguir isso: 

Com presença nas redes sociais

Atualmente, muitos estudantes estão ativos em qualquer plataforma social, razão pela qual faculdades, institutos e universidades poderão criar uma extensa lista de endereços de e-mail possíveis por meio do RRSS.

No entanto, para conseguir isso, é importante sempre publicar conteúdo nas redes sociais vinculadas ao site em questão. O conteúdo deve sempre ser bem pensado e único (por exemplo, escolher a universidade certa). Depois que os alunos em potencial tiverem visitado o site, sempre verifique se você tem um plano de ação que faça com que o visitante / aluno em questão assine o boletim, atualizações de eventos etc. É muito útil usar formulários de lead do Facebook ou Instagram. 

Feiras de educação

Participar desse tipo de reunião é uma das maneiras mais fáceis de obter números de telefone de futuros alunos, bem como endereços de e-mail. Essa ação ajuda muito a receber e-mails de estudantes realmente interessados ​​na universidade ou no centro de estudos. É importante usar as páginas de destino responsivas que podem ser exibidas em dispositivos eletrônicos, como laptops ou tablets, para que os alunos em potencial possam se registrar e oferecer seus dados por si mesmos.

Segmentação de campanhas de email 

A segmentação é de vital importância. O motivo? Cada perspectiva tem um interesse diferente no curso ou na série e pode até estar em um estágio de inscrição diferente em comparação com o restante. Por esse motivo, enviar o mesmo email para todos os futuros alunos não faz sentido, mas o que é aconselhável? Bem, segmentando clientes em potencial e e-mails em diferentes grupos, pois foi demonstrado em inúmeras ocasiões que qualquer instituição educacional que segmenta suas listas de e-mail recebe melhores taxas de abertura. Algumas maneiras pelas quais o público pode ser segmentado são: 

  • Por interesses:  As universidades ou institutos oferecem diferentes tipos de cursos e programas. Por exemplo, alguns estudantes podem estar interessados ​​em um MBA, enquanto outros podem estar interessados ​​em um diploma de engenharia. Esses são dois tipos de interesses completamente diferentes e para os quais o mesmo conteúdo não funciona. 
  • Por estágio no processo de registro:  Diferentes tipos de campanhas de email devem ser estabelecidos para todos os clientes em potencial que solicitaram recentemente, em comparação com aqueles que já preencheram o formulário ou o processo de admissão. Todo mundo vai querer ver informações diferentes. 
  • Por local:  segmente os e-mails de maneira diferente para estudantes locais e internacionais. Aqueles que não residem no território nacional provavelmente têm preocupações diferentes das dos estudantes que residem em nosso país (visto, moradia, idioma …). Além disso, desde que os recursos necessários estejam disponíveis, é desejável criar conteúdo de email no idioma nativo do aluno em potencial. 

Por fim, lembre-se de que o uso de um software de automação poderoso e personalizado ajudará você a facilitar esse processo de segmentação, pois você não precisará criar segmentos manualmente para determinadas tarefas. 

Escolha usar uma linha de assunto poderosa 

Todos os dias, nosso cliente em potencial recebe muitos emails em sua caixa de entrada, o que, em muitos casos, não mostra nenhum interesse à maioria deles. Para garantir que o caos por e-mail que você recebe não afeta nossa taxa de abertura, o importante é atribuir valor ao e-mail colocando uma linha de assunto sólida . Uma maneira de fazer isso é executar um teste A | B em campanhas de email com diferentes linhas de assunto para ver qual funciona melhor. 

Alunos lendo e-mail

O conteúdo deve ser claro, atraente e simples 

Além de usar uma poderosa linha de assunto, também é importante compartilhar conteúdo exclusivo e relevante no corpo do email . Lembre-se de que mais da metade de todos os emails são abertos em dispositivos móveis, o que significa que a capacidade de digitalizar pode ser crucial para capturar a atenção em apenas alguns segundos dos usuários que estão fora de casa ou que não possuem naquele momento a partir de um computador desktop. Portanto, quando se trata de escrever o corpo do email, você deve sempre ser breve e simples. Não use apenas texto, mas também recomendamos incluir algumas imagens ou vídeos para tornar esse conteúdo mais atraente. 

Além do acima exposto, deve-se ter em mente que sempre que escrevemos o conteúdo, ele deve se basear em ações que tenham CTS importante (clique em uma postagem no blog, cadastre-se em um evento …).

Faça uso de um tom de conversa adequado 

No setor educacional, para o cliente em potencial, você deve ser um amigo que os ajudará durante todo o processo, sempre fornecendo informações úteis e inovadoras . É importante que você sempre o faça se sentir confortável e confiante. Sempre que um aluno sentir que a comunicação com a marca está correta, maior será a propensão a ingressar nesta instituição educacional.

Use o design visual correto com modelos de email responsivos

Conforme indicado acima, a maioria dos alunos em potencial usa seus telefones celulares para acessar mensagens, vídeos, notícias e também e-mails. Por esse motivo, é essencial ter em mente que o modelo de marketing por email usado responde a cada dispositivo e que ele é visto corretamente em todos eles .

Para fazer isso, ele emprega um design responsivo, evitando a confusão de barras laterais, vários menus, tendo várias colunas e outras distrações visuais. Use um estilo visual semelhante ao encontrado nas propriedades da web e aplique consistência entre elementos de design, como logotipos e até fontes.

Acompanhe o desempenho com análise de email 

Sempre que você desenvolve uma campanha de marketing por email no campo educacional, deve segui-la, pois só assim você poderá tomar decisões estratégicas importantes. Uma ferramenta de análise poderá fornecer dados críticos, como a quantidade de abertura, a taxa de cliques, o número de e-mails que foram entregues, encaminhamentos, conversões ou o número de e-mails que foram devolvidos. Com todas essas informações, você pode se aprofundar no motivo pelo qual sua campanha de email está ou não funcionando da maneira que você deseja. 

Concluindo, podemos acrescentar que o marketing por e-mail desempenha um papel vital no recrutamento de estudantes; portanto, fazê-lo da maneira certa é muito importante para escolas e universidades que desejam transformar perspectivas em estudantes. E se você deseja obter ações com alta taxa de conversão … basta seguir e colocar em prática as dicas e boas práticas descritas neste artigo!