Educação financeira: dicas para quem deseja começar a investir

O investimento é a melhor forma de mudar de vida e melhorar as finanças, no entanto, muitos investidores iniciantes ficam preocupados e indecisos. Esse é o seu caso? Então fique tranquilo, pois neste artigo daremos dicas de educação financeira para quem deseja começar a investir.

Dicas para quem deseja começar a investir

Confira a seguir como melhorar a sua educação financeira com alguma dicas que separamos especialmente para quem deseja começar a investir:

1-Defina seus objetivos e conheça bem os riscos

Conheça bem seus objetivos financeiros e sua tolerância ao risco para poder escolher investimentos com um nível, lucratividade e prazo adequados ao seu perfil de investidor

Não se apresse e compare as alternativas até encontrar a que melhor combina com você. Nunca invista em produtos e segmentos sem analisar o mercado e o quão benéfico eles podem ser para os negócios.

2 – Consulte ajuda profissional

Procure aconselhamento profissional para a tomada de decisões de investimento, mas lembre-se de que a responsabilidade final é sua. Para evitar desgostos, mantenha contato com seu intermediário e determine o escopo de suas responsabilidades e liberdade de ação, bem como seu estilo e filosofia.

3 – Equilibre suas finanças

Aloque apenas o excedente entre sua receita e suas despesas comuns ao investimento. Primeiro elimine as dívidas pelas quais você paga juros altos e melhore sua situação financeira atual, antes de tomar decisões de investimento. 

4 – Investimento a longo prazo

Invista a longo prazo. Os mercados possuem altos e baixos, mas a longo prazo geralmente há mais altos do que baixos. Saiba como manter o curso e não se distraia com as variações diárias.

5 – Evite decisões emocionais

Não persiga os sucessos de ontem. O desempenho histórico não é garantia de rentabilidade futura. Ninguém sabe o que os mercados farão. Disciplina e paciência são características importantes para o pequeno investidor. Medo e ganância são seus inimigos. Devemos evitar “comprar caro” quando o mercado vive momentos eufóricos e “vender barato” em tempos de crise. 

Considerações finais

No que se refere à disciplina, recomenda-se fazer investimentos regulares, mesmo que pequenos, em vez de esperar o que pode parecer um momento apropriado para investir quantias maiores. 

Se alguém lhe oferece um investimento muito simples, provavelmente não é verdade. Nunca confie em estranhos que oferecem conselhos de investimento não solicitados, as vezes pode parecer muito atrativo, mas na maioria das vezes resulta em grandes frustrações e problemas.

Gostou de mais uma das nossas dicas financeiras? Então não perca essa oportunidade de começar a fazer Bons investimentos!!!