EaD: O que é e como funciona o Ensino à Distância

O Ensino a Distância (EAD) tem crescido muito no Brasil do início do século para cá. Já são cerca de nove milhões de estudantes matriculados nessa modalidade no país, incluindo cursos universitários e cursos livres, e esse número cresce a cada ano.

Diversos fatores têm contribuído para essa evolução, como internet mais rápida, plataformas de aprendizagem mais eficientes, profissionalização do mercado e também o menor custo em comparação com os cursos presenciais.

Embora a presença do EAD seja cada vez maior na vida das pessoas, ainda muito desconhecimento sobre essa modalidade de ensino. Siga a leitura desse texto para conhecer mais sobre EAD e suas principais características.

Ao final do texto você saberá se essa modalidade de ensino combina com o seu perfil de estudante. Ah, e se você se interessa por essa modalidade e quer obter seu diploma de ensino superior, confira também como iniciar sua trajetória no ensino a distância com bolsa de estudos.

O que é

O Ministério da Educação define EAD como uma “modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente, e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação”.

Os cursos EAD, portanto, suprem essa distância física entre professores e estudantes por meio de materiais didáticos e acompanhamento constante, por meio de aulas digitais, tutoria online e outros recursos.   

Validade do diploma

Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre Ensino a Distância é que o diploma tem o mesmo valor que um diploma obtido num curso presencial.

Após a conclusão do bacharelado, da licenciatura ou do curso tecnológico a distância, o estudante recebe um diploma exatamente igual àquele do aluno presencial, pois esse documento não diz a modalidade cursada. Portanto, não é preciso temer que o diploma “valha menos” do que qualquer outro.

Estrutura do EAD

Existem diferenças pontuais na estrutura entre um curso superior a distância e um presencial. É claro que as diferenças vão além da modalidade, pois cada curso e cada instituição de ensino também têm características próprias.

Podemos dizer, porém, que em geral os cursos EAD contam com uma plataforma que proporciona um espaço virtual de ensino, conhecida pela sigla AVA, que significa Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Cada instituição utiliza um AVA diferente, ao qual o aluno tem acesso por meio de login e senha cadastrados.

Esse ambiente funciona como uma espécie de sala de aula na EAD, permitindo a professores e tutores gerenciar as atividades e aos estudantes o acesso a todas as aulas disponíveis em cada disciplina. A plataforma mais utilizada em EAD é a Moodle, por ser gratuita e ter as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de um curso, porém há muitas outras plataformas – pagas e gratuitas – disponíveis para as instituições.

O que a instituição precisa oferecer

A instituição de ensino, para oferecer cursos EAD, precisa oferecer alguns recursos básicos. São eles: suporte telefônico e Help Desk para problemas técnicos, acesso online a notas e avaliações de trabalhos e provas, plantões de dúvida online, contato rápido com professores e tutores para tirar dúvidas, suporte pedagógico e administrativo, calendário com as atividades previstas para o semestre.

Aulas e material didático

Como já vimos, o AVA é o ambiente virtual em que se dá o aprendizado. Nele são disponibilizados os materiais, as aulas online e todos os recursos pedagógicos relativos às disciplinas em que o estudante está matriculado.

Os materiais vêm em diferentes formatos, e muitos cursos também realizam aulas ao vivo em horários predeterminados. Geralmente há ebooks em PDF (formato ideal para que o aluno possa imprimir o material se preferir) com todo o conteúdo da disciplina e aulas complementares em formato de vídeo, apresentação, etc.

Pelo AVA o estudante também tem acesso a bibliotecas virtuais que muitos cursos disponibilizam. As aulas em vídeo geralmente são pré-gravadas pelos professores da disciplina, e o estudante pode assisti-las quantas vezes quiser e no tempo que preferir, desde que siga os limites do calendário acadêmico.

Atividades presenciais

Embora já seja permitida a abertura de cursos 100% virtuais, a grande maioria dos cursos a distância mantém atividades presenciais em seu calendário.

Algumas delas são feitas na sede da instituição ou em polos de apoio presencial. Estão incluídas nessas atividades provas presenciais. O número de encontros presenciais varia de curso para curso.

Professores e tutores

Ainda que de forma virtual e a distância, os cursos EAD, como qualquer outro curso, conta com a forte presença, o acompanhamento e a elaboração de conteúdo dos professores e tutores.

É responsabilidade deles fazer com que os estudantes tenham o melhor desempenho possível e aprendam integralmente os conteúdos as disciplinas. Eles são responsáveis também por estabelecer as formas de avaliação, ministrar as aulas virtuais e tirar as dúvidas dos estudantes.

Credenciamento do curso

Para oferecer um curso de graduação a distância, a instituição de ensino deve primeiramente ser credenciada no MEC.

O planejamento nessa fase é fundamental, com a formação de professores e tutores para trabalhar nessa modalidade e o envolvimento de coordenadores, designers, conteudistas, webdesigners e diversos outros profissionais.

É fundamental criar uma infraestrutura adequada para todos eles, já que problemas técnicos no acesso às aulas prejudicam muito o ritmo de aprendizado, além de desmotivar os estudantes.

O futuro

O Ensino a Distância evolui a passos largos, tanto na forma quanto no conteúdo. Cada vez mais os cursos contarão com as mais modernas ferramentas tecnológicas, como realidade aumentada, gamificação, softwares e aplicativos para smartphone. Com a evolução tecnológica não é exagero pensar que num futuro não muito distante os cursos a distância serão a principal modalidade de ensino no país.