Confira as questões que mais tiveram acertos no Enem 2019

Através do aplicativo Quero Minha nota, foram processadas mais de um milhão de gabaritos do Enem para o ano de 2019, para que pudesse se resultar a média de acertos e erros dos estudantes do exame, verificando assim as questões que contam com maior e menor porcentagem de acertos nas quatro provas objetivas aplicadas no exame.

Questões mais fáceis relacionadas a linguagens

Com relação as provas de linguagens, códigos bem como suas tecnologias, as questões foram consideradas como claras e diretas.

A partir disto, questões que foram consideradas como mais fáceis, foram as questões que exigem somente uma capacidade de identificação de informações presentes nos textos a partir da leitura de diversas imagens disponibilizadas.

Questões de número 11 e 34 contaram com a sua resolução bastante facilitada por contar com textos de base curtos, uma linguagem bastante simples e clara, exigindo assim a leitura e interpretação das imagens, e não de referências.

A resolução por sua vez, da questão de número 21 contava com um passo além disto, solicitando que candidatos pudessem se relacionar no texto com concepções artísticas, mas poderá ser considerada como fácil por toda a forma como foram construídas as alternativas de escolha dos candidatos.

Questões simplificadas de Ciências Humanas

Algumas questões nas provas de Ciências Humanas contavam com a exigência de operações cognitivas menos complexas, já que apresentavam um tipo de relação um tanto direta entre o que se descreve nos textos, bem como suas alternativas, exigindo assim pouco conhecimento prévio dos temas que foram abordados.

Além de tudo isto, alguns temas, como o nazismo, terremoto e imigração são discutidos fortemente fora da escola, nas conversas informais ou mesmo através dos meios de comunicação.

Questões mais fáceis de Ciência da Natureza

Nas questões relacionadas a Ciência da Natureza no Enem 2019, as três questões contam com conteúdos diversificados e recorrentes nos vestibulares e materiais didáticos que trabalham assuntos de ensino médio.

Por exemplo, para a questão de número 101, era possível se utilizar somente do senso comum onde as lâmpadas de LED são eficientes e não esquentam, dispensando desta forma uma análise profunda de gráficos que foram apresentados.

Outras questões, como as de número 132 e 115 são questões relacionadas a conteúdos, e não contam com complexidade elevada no que é solicitado. Os temas envolvidos são o transporte celular, bem como a separação das misturas heterogêneas.

As questões mais fáceis de matemática

Com relação aos itens mais simples, estes abordam os conteúdos que são apresentados em ensino fundamental.

Questões de número 154 e 178 por exemplo, acabam envolvendo a resolução de diversos problemas através de raciocínio lógico, a primeira delas exige um conhecimento de orientação espacial, a segunda por sua vez, de raciocínio lógico e numérico.

Outra questão que chamou a atenção foi a de número 155, esta que exige uma resolução de um problema que envolve informações apresentadas em uma tabela com cálculo de média aritmética.

Baixe o App Quero Minha Nota no site oficial.