Trabalho em altura

4 Melhores profissões para apaixonados por altura

Você é apaixonado por altura e está buscando alguma profissão nesse meio? Se sim, o conteúdo a seguir tem o propósito de informar sobre cursos gratuitos e os trabalhos que são disponibilizados nas alturas.

Então, para saber mais, fique atento aos próximos tópicos.

Curso gratuito: Quais são os cursos que preciso ter para trabalhar em altura?

Na hora de procurar um curso para quem quer trabalhar no alto, o curso NR-35 entra em destaque. Esse curso, trata-se de formar profissionais com técnicas de manuseio e de uso dos equipamentos de proteção individual, para garantir maior segurança nas alturas.

O objetivo disso tudo é reduzir os riscos de acidentes, como quedas de pessoas, materiais e ferramentas. Outro fator que é bastante abordado são as questões ambientais e meteorológicas. Esses fatores influenciam diretamente nesse tipo de trabalho.

Então, todo empregador e funcionário que realiza atividades a mais de dois metros de altura, precisa fazer o curso NR35.

No entanto, um trabalho mais complexo como ser piloto de avião requer muito estudo e outro tipo de curso gratuito a ser feito. Para virar piloto é necessário ser aprovado em testes teóricos, práticos e nos exames médicos. E tudo isso será acompanhado pela ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil).

Fazer o curso de Ciências Aeronáuticas não é exigido para o exercer a profissão de piloto. Porém, ter no diploma vai agregar bastante no desenvolvimento profissional e nas oportunidades de emprego.

Agora que você conhece o curso gratuito para trabalhar em altura, conheça algumas das profissões.

Mas, atenção! o curso NR35 é necessário para alturas acima de 2 metros. E isso não é exceção para trabalhos em ambientes fechados. Portanto, se deseja trabalhar em áreas confinadas, saiba disso.

4  Profissões que envolvem altura

Agora que você já conhece um pouco sobre esse ramo de atividade. Que tal conhecer algumas profissões que envolvem altura? Para isso, continue lendo os próximos tópicos.

Piloto de avião

Comandando voos e sendo o responsável por conduzir o avião, o piloto de aeronave possui uma carreira desejada por bastantes pessoas. A sua jornada de trabalho é muito diferente quando comparado com outras profissões, além disso, pilotos recebem uma alta remuneração.

Para atuar na área de voo, como piloto, é preciso muito estudo e dedicação, pois o cargo exige muita responsabilidade.

No início de sua carreira, a pessoa formada, normalmente, atua como piloto particular. Mesmo sendo um cargo pouco prestigiado, esse tipo de trabalho é muito importante para ganhar experiências.

Mas, para se tornar piloto de avião comercial, será necessário outro curso. Essa etapa deve ser reconhecida pela ANAC, assim o piloto de avião vai poder realizar voos nacionais, internacionais e comerciais.

Para se tornar um piloto, não é preciso concluir algum curso superior, apenas o ensino médio. Porém, ter feito alguma faculdade, principalmente uma que tenha relação com aeronaves, será um grande diferencial. 

Além disso, saber outros idiomas vai ajudar bastante nesse processo, ampliando as chances de surgimento de oportunidades de emprego.

Limpador de vidros

Este profissional é encarregado de higienizar janelas e fachadas de vidro, podendo ser em prédios ou apartamentos. O profissional dessa área tem o conhecimento dos andaimes e dos equipamentos para realizar as operações. Então, como dito anteriormente, o curso NR35 é necessário no currículo de um limpador de vidros.

 Contudo, para se tornar um limpador de vidro não é exigido muito da escolaridade, ter o ensino médio é o suficiente. No entanto, há cursos gratuitos na área que habilitam as pessoas a exercerem essa função, através de teorias e atividades práticas.

Pintor

A responsabilidade do pintor é aplicar tinta na superfície desejada. No entanto, quando se pensa em um profissional dessa área, só é atribuída a referência para pintores de quadros. Mas, não se resume a esse tipo. Estabelecimentos grandes, com bastantes metros de altura, sempre precisam de pintura no seu processo de construção.

Então, um pintor que gosta de altura, pode se dar muito bem nessa área. Sua função será aplicar camadas de tinta ou revestimento sobre o que for designado. Sendo um trabalho bem arriscado. Porém, esse profissional também precisa realizar o curso NR35, o que diminuirá os riscos de acidente no ambiente de trabalho.

 Técnico de refrigeração

O refrigerista atua com instalações, manutenções e consertos de refrigeradores. No entanto, essa profissão se torna arriscada quando essas instalações são em grandes prédios ou grandes casas. Por isso, para atuar nessa área é necessário o curso obrigatório NR-35.

O curso de refrigeração, está na lista de cursos gratuitos que é possível fazer para se tornar um profissional da área. Os cursos de climatização, eletricista, de instalação e manutenção de ar condicionados e instalação e manutenção de geladeiras, também entram na lista.

Não é necessário realizar todos esses cursos, porém quanto mais a pessoa tiver em seu currículo melhor será a sua capacitação. Isso, pode abrir mais portas para a inserção no mercado de trabalho, o que renderá mais dinheiro.

Mas a opção de se especializar em uma das áreas e focar nela, também, é relevante. Então, caso tenha interesse em ser Técnico em Refrigeração, procure por um curso gratuito. Portanto, planeje e analise as melhores possibilidades. Isso vai garantir a você um futuro melhor e mais organizado.