PTEROSSAURO

Postado por e arquivado em , .

PTEROSSAUROS 1São características dos pterossauros: grandes olhos, cérebro avantajado e ossos longos. Conhecidos como “répteis voadores”, foram na verdade arcossauros, assim como as aves e os dinossauros. Mas eles mesmos não eram aves, nem dinossauros voadores. Como não deixaram descendentes, e não tem nada a ver com os répteis de hoje, a ciência não está segura sobre seus ancestrais.

A maioria dos esqueletos de pterossauros foi encontrada em rochas depositadas em mares rasos. Associados a algumas dessas ossadas foram encontrados restos do estômago contendo escamas e ossos de peixes. Assim, os paleontólogos entendem que a maioria desses animais viviam nas regiões costeiras e se alimentavam de peixes.

Acredita-se que os pterossauros, até mesmo os maiores, com 15 metros de envergadura, eram capazes de voar batendo as asas. A grande placa que forma o osso externo na frente do peito e a grande crista óssea no primeiro osso do braço, são marcas deixadas pelos poderosos músculos das asas. O pequeno osso com forma de anzol na frente do braço, chamado de pteróide, suportava uma membrana ligada ao pescoço, ampliando ainda mais a área das grandes asas.

PTEROSSAURO 2Se os pterossauros voavam pelos oceanos por longos períodos, seria impossível para filhotes recém nascidos, ainda incapazes de voar, buscar alimento. Isso pode indicar que os pterossauros cuidavam dos filhotes em ninhos como fazem as aves atualmente, com atividade dividida entre os machos e as fêmeas.

Diferentemente das aves, que sustentam as asas nos braços, e dos morcegos, que sustentam em todos os dedos das mãos, os pterossauros a sustentavam em um único dedo muito alongado (na maior espécie conhecida chegava a 3 metros de comprimento). Alguns fósseis de pterossauros preservados com pele apresentam estruturas parecidas com uma pelugem. Isso, além da presença de ossos ocos como nas aves, cérebro relativamente grande, capacidade de bater asas e parentesco com os dinossauros, sugere que os pterossauros possuíam sangue quente, como os dois únicos vertebrados capazes de voar: as aves e os morcegos.

A maneira como pescavam ainda é controversa. Seria como petrel, que voa sobre a água e coleta peixes com o bico, ou como a garça, nas áreas mais rasas, ou como os patos, sentados coletando peixes com a cabeça dentro da água? Só se sabe que não poderiam mergulhar como os pelicanos, pois as asas com suas grandes membranas impediriam o animal de retornar ao ar. Fazem 65 milhões de anos que os pterossauros desapareceram, junto com os grandes dinossauros.

Fonte: Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo