Por que a Gestão Escolar é tão Importante

Por que a Gestão Escolar é tão Importante?

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A gestão escolar é hoje reconhecida como um dos elementos definidores da atividade escolar. Portanto, várias discussões foram dedicadas a este tópico para discutir alguns dos conceitos existentes sobre este aspecto da escola. Quando se fala em gestão, é preciso ter em mente que este é um aspecto fundamental para o correto desenvolvimento da escola.

Segundo o PRODEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Formação Municipal) (2003), “a forma de governança a ser adotada no âmbito do ente público brasileiro é a forma democrática de fazer cumprir a lei”. É assim que se define o artigo 206 da Constituição Federal Brasileira, bem como o artigo 3º, inciso VIII, da LDB.

Contexto

Nesse contexto, o conceito de gestão refere-se à coordenação de esforços individuais e coletivos para o alcance de objetivos comuns. O diretor, portanto, como diretor de uma instituição social cujo eixo central é a vertente pedagógica democrática, deve pautar-se por todas as decisões baseadas em critérios pedagógicos e propor melhorias para o processo de ensino e aprendizagem, bem como bom andamento escolar. …

Atualmente, as escolas estão desconstruindo o conceito de um administrador autoritário que se vê como o único que toma decisões sobre a escola. No entanto, é claro que o diretor ou diretor de uma escola ainda tem um papel organizacional central, sendo o único que deve ser responsabilizado pelos resultados educacionais alcançados.

Gestão escolar

A gestão escolar não é uma tarefa fácil, e no quadro de conceitos autoritários existem velhos traumas em que a sociedade continua frágil, medrosa, privada da liberdade de expressão e covardemente cedendo às ideologias, por isso o controlo dos presos é poder. nas mãos de diretores e superiores, é uma prática constante.

Consequentemente, a governança precisa ser repensada para que esses métodos autoritários dêem lugar a uma liderança que valorize a democracia e a participação plena de todas as disciplinas que compõem a escola.

O gestor precisa garantir a participação das comunidades interna e externa para que assumam o papel de corresponsáveis ​​na construção de um projeto pedagógico voltado para a educação de qualidade dos sujeitos participantes, assumindo, antes de tudo, a sua condição de professor-formador, bem como uma identificação clara e clara da sua posição de acordo com os requisitos que lhes permitam atuar com base em critérios pedagógicos.

Do lado jurídico, verifica-se que o artigo 206 da Constituição Federal Brasileira, por meio de legislação, define a governança democrática, que visa a criação de um ambiente democrático e participativo no ambiente escolar.

A co-gestão requer gerir a participação de todos os envolvidos no processo educativo, com destaque para o papel do gestor como agente de criação deste ambiente.

A compreensão do próprio conceito de gestão pressupõe a ideia de participação, ou seja, o trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo segui-las e agindo em conjunto. Isso se deve ao fato de que o sucesso de uma organização depende da ação construtiva conjunta de seus componentes por meio do trabalho conjunto, da reciprocidade, que cria um “todo” regido pela vontade coletiva. (Boa sorte, 1996, p. 37).

Atualmente

Por que a Gestão Escolar é tão Importante

Hoje, visto como uma ação coletiva, o trabalho escolar é realizado com a participação e integração de todos os membros da comunidade escolar, direta ou indiretamente, com a consciência e aceitação da responsabilidade na construção e concretização dos objetivos propostos na organização escolar e na instituição como um todo.